To be or not (only) to be: o que é o inglês em escolas públicas?

Autoria: Aline Cajé Bernardo
Ano: 2022
e-ISBN: 978-65-86195-65-1

O livro aborda o ensino de língua inglesa em escolas públicas sergipanas de Ensino Fundamental, buscando privilegiar o ponto de vista de quem o ensina. O inglês é a língua adicional mais ensinada mundialmente, é a língua da comunicação internacional, da comunicação científica, das tecnologias digitais da informação e comunicação. No entanto, a literatura específica revela que seu ensino nas escolas regulares brasileiras tem apresentado problemas, resultando em um dos níveis de proficiência mais baixos do mundo. As orientações curriculares nacionais enfatizam o ensino de línguas adicionais para a formação cidadã, o que não descarta o ensino de conteúdos específicos da disciplina. Poucas pesquisas têm se dedicado especificamente aos conteúdos em si. Este livro é uma adaptação de uma pesquisa qualitativa de doutorado, concluída em 2019, cujo objetivo foi compreender o que é o inglês ensinado em escolas públicas e quais sentidos os professores atribuem ao ensino dessa disciplina, considerando as dimensões epistêmica, identitária e social da sua relação com esse saber. Participaram do estudo 35 professores de inglês de 16 municípios sergipanos.

Seja o primeiro a avaliar “To be or not (only) to be: o que é o inglês em escolas públicas?”