O mundo dos insetos em cordel

Autoria: Anderson Eduardo Santos, Jean Carlos Santos
Ano: 2022
Número de Páginas: 101
e-ISBN: 978-65-86195-75-0

Grátis!

Em tempos em que o negacionismo cresce e a ciência é desacreditada a todo momento, é mais que necessário que o conhecimento produzido na academia ultrapasse os muros das universidades. Nesse sentido, o conhecimento cultural pode ser a peça que falta nesse quebra-cabeça, fazendo com que com a população entenda a importância e valorize a ciência e a cultura. Pensando nisso, utilizamos de uma das mais belas manifestações culturais nordestinas, a Literatura de Cordel, para divulgar a ciência. Em versos de cordéis apresentamos um dos grupos mais fascinantes da natureza, os insetos. Este livro foi pensado com carinho para três públicos diferentes: (i) para o/a professor(a) do ensino básico (fundamental e médio), que podem utilizar este material nas aulas de Ciência/Biologia; (ii) para curiosos e admiradores da cultura nordestina e da ciência; e (iii) para alunos e professores do ensino superior que se interessam pelo grupo e/ou pelo gênero literário popular. Além da introdução o livro conta com 14 capítulos. Cada capítulo apresenta um resumo, ilustrações, fotografias e QR-Codes com o intuito de tornar o conteúdo mais didático possível e que o leitor possa se aprofundar nos temas abordados. Nos cinco primeiros capítulos, versamos os conceitos básicos da classe Insecta. O restante do livro é dedicado às principais ordens de insetos, destacando a importância desses organismos e os nomes populares associados. Embarque conosco nessa expedição pela cultura e pela ciência, desbravando o mundo dos insetos e da poesia popular nordestina!

Seja o primeiro a avaliar “O mundo dos insetos em cordel”