Autoria: Marcia Schott, Renata Jardim, Luiz Eduardo Oliveira Matos (orgs.)
Ano: 2024
Número de Páginas: 206
e-ISBN: 978-85-7822-731-9

Integração Ensino-Serviço-Comunidade na Formação em Saúde: o difícil, mas necessário entrelaçar de saberes, práticas e sujeitos” oferece uma visão abrangente e detalhada das inovações curriculares implementadas nos cursos da área da saúde no Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe (UFS-Lagarto). Desde sua criação em 2011, este campus tem se destacado por sua abordagem inovadora no ensino. A obra explora a estrutura curricular baseada em ciclos e anos, com um primeiro ciclo comum compartilhado por estudantes de todos os cursos oferecidos pela instituição: Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. Os currículos são organizados em módulos básicos, adaptando-se às especificidades de cada curso à medida que os ciclos avançam. Uma ênfase é colocada nas Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA), com foco na Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) desde o início da formação. Cada capítulo aborda experiências específicas da IESC nos diferentes cursos de graduação, apresentando reflexões valiosas sobre os desafios e potencialidades encontrados ao implementar essas inovações curriculares, destacando a importância da formação de profissionais de saúde voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e considerando a integralidade da atenção à saúde e a participação ativa da comunidade no processo educativo. Além de descrever as experiências da IESC em cada curso de graduação oferecido pela instituição, o livro também analisa os desafios enfrentados na implementação dessas mudanças curriculares, como a gestão do tempo, a formação docente e o acesso à informação de qualidade. Discute-se também a importância de uma abordagem colaborativa e contextualizada para garantir uma formação de qualidade, preparando os profissionais de saúde para enfrentar os desafios do sistema de saúde atual.

Seja o primeiro a avaliar “Integração ensino-serviço-comunidade na formação em Saúde: o difícil, mas necessário entrelaçar de saberes, práticas e sujeitos”