A fonoaudiologia no agreste sergipano: semeando saúde pela extensão

Autoria: Ariane Damasceno Pellicani, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Kelly da Silva, Raphaela Barroso Guedes-Granzotti (org.)
Ano: 2022
e-ISBN: 978-65-86195-88-0

O livro retrata experiências exitosas no âmbito da extensão em um curso de graduação em Fonoaudiologia sediado no interior do estado de Sergipe. O objetivo do livro é retratar programas e projetos de extensão desenvolvidos por discentes e docentes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, campus Prof. Antônio Garcia Filho, localizado em Lagarto/SE. Para tanto, o primeiro capítulo descreve desde a implantação do curso no respectivo campus até a importância da extensão para a formação superior em Fonoaudiologia, sendo um capítulo que permite, ao leitor, a visualização do cenário prévio e posterior à implantação do curso no interior de Sergipe. Os próximos quatro capítulos discorrem sobre projetos de extensão voltados a diferentes grupos, evidenciando a aproximação da Fonoaudiologia com demais campos do saber e diversos usuários de saúde. Desta forma, o leitor pode ter uma visão ampliada da abrangência de ações extensionistas tanto no próprio Curso quanto nas comunidades assistidas. Pode-se concluir que a interiorização das Universidades permitiu melhores cuidados em saúde fonoaudiológica para a população, maior aproximação interprofissional e valorizar a extensão como eixo formativo no ensino superior.

Seja o primeiro a avaliar “A fonoaudiologia no agreste sergipano: semeando saúde pela extensão”