Modelos teóricos de aprendizagem na prática: bastidores e cenários em salas de aula de ciências e matemática ,

Autoria:Laerte Silva da Fonseca e Kleyfton Soares da Silva (Orgs.)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-7822-654-1

As observações de diferentes cenários de ensino, pela experiência de regência de classe, reflexões resultantes de estatísticas educacionais ou análises de evidências de pesquisa em apreciações de artigos que abordam esse tema, funcionaram como o impulso inicial em prol da sensibilização de estudantes dos cursos de licenciatura em ciências e matemática, bem como para os professores da Educação Básica dessas áreas para considerarem os verdadeiros fundamentos gerais de ensino: as teorias da aprendizagem. Diante desse contexto, e também da necessidade de promover a elaboração de uma nova percepção dos futuros mestres em Ensino de Ciências e Matemática, um dos objetivos da pesquisa sobre as teorias da aprendizagem repousou sobre a articulação entre um modelo teórico de aprendizagem e a sua aplicação em diversos contextos da Educação Básica. Dessa forma, imaginou-se mostrar aos leitores – professores e alunos das citadas licenciaturas – um exemplo, exequível, do ensino fundamentado em uma teoria de aprendizagem, ainda que de forma sucinta. Os capítulos foram organizados de modo a possibilitar uma leitura fluida e sem pré-requisitos, buscando responder às seguintes questões: Como funcionam, na prática, as sequências de ensino previamente planejadas? Como os resultados da prática estão associados com os modelos teóricos de aprendizagem implementados? Dessa forma, o leitor encontrará uma breve abordagem do modelo teórico adotado e os resultados da implementação na prática.

Seja o primeiro a avaliar “Modelos teóricos de aprendizagem na prática: bastidores e cenários em salas de aula de ciências e matemática”