Design do livro digital: Ensaios de interatividade , ,

Ano: 2023
Número de Páginas: 117
e-ISBN: 978-85-7822-701-2

A inserção de computadores domésticos no cotidiano dos designers desde meados da década de 1980 provocou mudanças irreversíveis no modo de produção de livros no campo de Design Editorial. Tais mudanças, entretanto, transcenderam o modo de produção e, também, atingem os processos de interação entre o objeto livro e leitores. Parece fácil pensar que abrir e ler um livro impresso é um processo bastante intuitivo, mas, diferentemente do que é segurar um livro e passar a página impressa, em um livro digital o leitor tem que aprender a lidar com uma série de comandos atrelados a um suporte ou um dispositivo onde o conteúdo está inserido. Nesta perspectiva, surge a pesquisa acerca do Design do livro digital, prevendo investigar a relação do leitor com o livro produzido por uma editora universitária (Editora UFS). Os estudos analisam as especificidades da configuração visual do livro digital, considerando que se trata de uma visualidade transitória, dependente do suporte de leitura utilizado, e segundo ações específicas que determinam as possibilidades de interação, como a passagem de página em um clique ou deslizamento do dedo sobre uma tela. Espera-se que os conteúdos desse livro possa auxiliar a produção, propor reflexões sobre concepções tradicionais e provocar novos percursos projetuais para estudantes e profissionais do Design de Livros. Boa leitura.

Seja o primeiro a avaliar “Design do livro digital: Ensaios de interatividade”