Autoria: Luís Siqueira
Ano: 2019
Número de Páginas: 322
ISBN: 978-85-7822-656-5

O século XIX foi o período no qual a elite política e intelectual do recém Estado brasileiro quis afirmar a escola como agência civilizatória eficiente na modernização do país. O ideal de modernidade reverberou nos discursos e práticas dos administradores das províncias, em especial na de Sergipe. A obra traz uma pesquisa documental abundante que evidencia a legislação, a criação de uma rede de escolas de primeiras letras, a formação e habilitação do campo docente, a legislação educacional e a adoção dos métodos de ensino como estratégia pedagógica do que havia de mais moderno no período oitocentista. O que se constatou foram esforços para afirmar a escolarização pública para toda população sergipana composta por brancos, pardos e pobres.

Seja o primeiro a avaliar “De Lá Salle a Lancaster: os métodos de ensino na escola de primeiras letras sergipana (1825-1875)”