Reflexões sobre a sociabilidade burguesa , ,

Autoria: Paulo Roberto Félix dos Santos, Everton Melo da Silva, Laryssa Gabriella Gonçalves dos Santos (Orgs.)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-7822-649-7

Os artigos reunidos nessa obra – Reflexões sobre a sociabilidade burguesa – se dedicam à análise da cena contemporânea, tendo como pressuposto um conjunto de apreensões críticas do capitalismo em suas múltiplas dimensões, particularizadas nos marcos da uma de suas mais profundas crises. Trata-se de uma proposta de construção de espaço de pensamento crítico, empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas, vinculado à Universidade Federal de Sergipe (GEPEM/UFS), que articula uma rigorosa análise científica com o necessário compromisso político, no âmbito da teoria social crítica. Agrega a produção de pesquisadores/as – alguns/as jovens e outros/as com consolidada carreira acadêmica –, que representa o esforço científico de diversas instituições do país – UFS, IFS, UFAL, UFPE, UFRB, UFAM – em afirmar seu compromisso com uma produção do conhecimento socialmente referenciada e acolhedora das diferenças regionais do país. Sendo assim, reúne perspectivas que se preocupam com temas da ordem do dia, e cuja originalidade e relevância, no trato com conceitos e categorias, se põem como bússola necessária para a apreensão do conjunto de transformações societárias em curso, bem como para a leitura das principais tendências recentes. Certamente, concordando, ou não, com as análises apresentadas, o/a leitor/a terá em mãos uma importante obra de referência.

Seja o primeiro a avaliar “Reflexões sobre a sociabilidade burguesa”