Mediação escolar: direitos fundamentais em efetividade e construção da paz ,

Autoria: Maria Hortência Cardoso Lima
Ano: 2022
Número de Páginas: 228
e-ISBN: N: 978-65-86195-76-7

Essa obra é útil a sociedade ao propor a adoção da Mediação de Conflitos como metodologia complementar ao sistema educacional e prima pelo estabelecimento de uma cultura relacional, promotora de interconexões entre os sujeitos da comunidade escolar. A mediação é apresentada sob uma perspectiva pedagógica, à medida que pode favorecer ao desenvolvimento de competências e valores aos integrantes da comunidade escolar, abordando temas da vida cidadã, tais como: criatividade, respeito às diferenças, tolerância, solidariedade, empatia e apreço à sinceridade. Elenca os conflitos com suas peculiaridades e apresenta aspectos de forma personalizada e humanizada, o que permitirá o alcance de resultados eficientes, como apontados nas experiências relatadas. O estudo abordou direitos fundamentais que se efetivam com a mediação, como: o respeito à dignidade humana, o desenvolvimento da educação para a cidadania e o acesso à justiça. Persegue-se a pacificação sustentada por diálogos e alcance de consensos entre os integrantes da escola.

Seja o primeiro a avaliar “Mediação escolar: direitos fundamentais em efetividade e construção da paz”