Aprendendo antropologia em Sergipe: experiências de pesquisa e de ensino ,

Autoria: Lorenzo Bordonaro e Ugo Maia Andrade
Ano: 2017
ISBN: 978-85-7822-496-7

Desde que foi oficialmente inventada, na segunda metade do século XIX, a Antropologia despertou interesse do grande público, uma vez que as pessoas em geral conseguem se ver de alguma forma contempladas em temas por ela investigados, como gênero, raça, família, sexualidade, religião, simbolismo, relações intercomunitárias e identidade. Além disso, considere-se a curiosidade universal pela diferença cultural, ainda que tal curiosidade não represente, em todas as épocas e lugares, o desejo de compreensão do diferente. A coletânea Aprendendo Antropologia em Sergipe: experiências de pesquisa e de ensino traz a marca desta diversidade da Antropologia: diversidade de temas, de possibilidades metodológicas e de situações e lugares investigados. É uma coletânea composta por sínteses de dissertações defendidas por alunos do PPGA-UFS egressos nos últimos dois anos e precedidas por textos de apresentação dos respectivos orientadores, sendo a feliz exceção representada pelo trabalho de Lorenzo Bordonaro que relata a experiência do projeto OcupAção, por ele coordenado, desenvolvido no interior da disciplina “Antropologia, arte contemporânea e intervenção visual” e que contou com a participação ativa de alunos do PPGA-UFS. Mas, se o material ora apresentado é heterogêneo no que concerne aos temas retratados e às formas de abordá-los, manifesta, entretanto, unidade na qualidade das pesquisas que lhe servem de base e no fato de estar situado no amplo, curioso e fascinante domínio da Antropologia.

Seja o primeiro a avaliar “Aprendendo antropologia em Sergipe: experiências de pesquisa e de ensino”